domingo, 28 de agosto de 2016

Mar da Galiléia - Israel

Hoje vou falar sobre esse lugar incrível que é o Mar da Galiléia, em Israel. Quando estive de visita por Israel, esse foi o local que mais gostei e que me impressionou de verdade. Na Galiléia, para quem é cristão ou acredita em algo espiritual, você realmente pode sentir a paz de espírito da chamada terra santa, coisa que não senti em nenhum momento na minha visita a Jerusalém, por exemplo. Mas vamos a Galiléia, a visita a Jerusalém será assunto para outro post.
O Mar da Galiléia (também chamado de Mar de Tiberíades)  em Israel e atualmente chamado de kineret, é na verdade um lago de água doce, localizado ao norte de Israel, cujo principal afluente é o famoso rio Jordão.
Por não possuir conexão com nenhum outro mar ou oceano, o Mar da Galiléia é considerado um mar isolado, estando a 213 metros abaixo do nível do Mar Mediterrâneo.
Na Bíblia a região do Mar da Galiléia é citada várias vezes no Novo Testamento, é lá que ficavam as cidades de Tiberíades, Cafarnaum, Betsaida e Genesaré, etc.
Foi no Mar da Galiléia que Jesus fez o milagre da multiplicação dos peixes, quando Pedro, André, Tiago e João atiraram as redes mas nada tinham pescado. Também foi no Mar da Galiléia que Jesus andou sob as águas, entre outros milagres.  Na época de Jesus a Galiléia era uma das regiões mais pobres de Israel.
A guerra dos seis dias, em 1967, entre Israel e Síria ocorreu porque os sírios decidiram criar um plano de desvio de afluentes do Mar da Galiléia, o que ocasionaria uma grande redução do volume de água do lago. No conflito Israel acabou ocupando as colinas de Golã, que ficam cerca do local e que contém várias fontes que alimentam o Mar da Galiléia.
Atualmente o Mar da Galiléia é a maior reserva de água natural e potável de Israel, por isso durante o inverno o governo publica diariamente na internet o nível de água do " Kineret ".  O Mar da Galiléia é também um importante local de turismo, em suas praias são praticados os mais diversos tipos de esportes aquáticos, possuindo vários hotéis e áreas de camping.
As fotos abaixo foram tiradas as margens do que foi a cidade de Tiberíades.
Para quem deseja ir a Israel, uma visita ao Mar da Galiléia é imprescindível.



Vista da imensidão do Mar da Galiléia
                                               
Mar da Galiléia  e ancouradoro de barcos

Barco na Galiléia

Mar da Galiléia e as Colinas de Golã

Aceitam um peixinho pescado na Galiléia ?
         
Outra vista do Mar da Galiléia

Restaurante a beira do Mar da Galiléia

Nenhum comentário:

Postar um comentário