quinta-feira, 6 de abril de 2017

Centro da Girafa (Giraffe Centre)

Hoje vou mostrar aqui outro lugar maravilhoso que pude conhecer na minha viagem ao Quênia. O Centro da Girafa, está localizado há cerca de 5 quilômetros do centro de Nairóbi, nas proximidades do Parque Nacional. O local foi fundado por Jock Leslie-Melville, neto de um conde escocês, e sua esposa, para a preservação da raça  Rothschild de girafas, ameaçada de extinção (isso mesmo, as girafas possuem raças, não são uma espécie de uma raça só). O centro foi estabelecido em 1979, em terras de sua propriedade, onde até hoje funciona. Em 1983, após o programa de preservação da Rothschild ser um sucesso, com vários exemplares sendo reintegrados à natureza, em parques nacionais no Quênia, o centro de visitantes foi aberto.
O centro de visitantes conta com observatório, onde o visitante paga um ingresso e recebe uma porção de ração, e é possível alimentar as girafas. No local, além de interagir com as girafas (que são animais extremamente dóceis e delicados) e os javalís, que ficam soltos e são amigáveis, o visitante visita uma pequena exposição e assiste a uma curta palestra sobre a  importância da preservação das girafas e da vida selvagem no Quênia.
Com o status de Organização Não Governamental (ONG), o Centro da Girafa se mantém com a cobrança de ingressos, com a venda de souvenirs em sua lojinha e com as doações de pessoas interessadas em contribuir com a preservação desses animais.
Além de receber os turistas e visitantes, o Centro da Girafa recebe, gratuitamente, crianças provenientes de escolas quenianas,a fim de ensinar às novas gerações, a importância da preservação da vida selvagem para o planeta e para a humanidade.
O centro da Girafa abre todos os dias, incluindo feriados e finais de semana, de 9 as 17 horas. Para quem tiver a oportunidade de visitar esse país, com sua natureza exuberante, não deixe de conhecer o Centro da Girafa.




Placa na entrada do centro descrevendo seu nome oficial e missão


Observatório das girafas 

No observatório as girafas ficam soltas na natureza e se dirigem ao local onde interagem com os visitantes que ficam em um plano mais alto

Visitante alimentando uma das girafas

O famoso beijo da girafa, o visitante coloca um pedaço de ração na ponta dos lábios e a girafa o retira delicadamente, sem machucar o visitante

Palestra sobre a vida selvagem e sua preservação

Javalis soltos e interagindo com visitantes e girafas

Exemplo de artesanato feito em madeira vendido no local

Girafa esperando alimentação dos visitantes

Girafas soltas na natureza, próximas do centro de visitantes



Nenhum comentário:

Postar um comentário